Bloqueio criativo? Libere com estes filmes

“Não há nenhuma regra sobre como escrever. Às vezes vem facilmente e perfeitamente; às vezes, é como perfurar rocha e, em seguida, explodir com as cargas”, afirmou Ernest Hemingway. Ou seja, algumas vezes os obstáculos para escrever são muitos, desde a falta de confiança, falta de apoio e muitas rejeições até o famoso bloqueio criativo, ou falta de inspiração. É preciso persistência e motivação para continuar em frente, seguindo o desejo de escrever.

Nessas horas, deixar de lado o teclado – ou a caneta – pode trazer o fôlego de volta. Caminhar, ouvir música, cuidar do jardim, ler – vale qualquer atividade para mudar o foco. O que vamos indicar para esses momentos é assistir a um filme, daqueles que levantam o ânimo e inspiram! Então deite no sofá, relaxe e curta uma (ou todas!) das nossas sugestões. Todas elas envolvem a escrita, escritores e livros – assuntos pelos quais somos apaixonados!

Filmes para inspirar escritores – e aspirantes

Na linha do “não desista, persista”:

Miss Potter

bloqueio criativo

O filme conta a história de Helen Beatrix Potter (1866-1943), escritora e ilustradora inglesa, famosa por seus livros infantis de grande originalidade e valor atemporal. Potter enfrenta muitos obstáculos em sua busca por uma editora para publicar seu primeiro livro, inclusive a própria mãe, que enxerga seu trabalho como algo infantil e não dá importância alguma aos desenhos e histórias criadas pela filha.

Finalmente seu primeiro livro, “A História do Pedro Coelho”, foi publicado em outubro de 1902 e foi um enorme sucesso, vendendo 20 mil cópias até o Natal desse ano. Beatrix Potter é a autora de alguns dos livros infantis mais vendidos no mundo. Quando morreu deixou 23 livros publicados, mais de 4 mil acres e 15 fazendas para o National Trust, uma organização destinada a preservar lugares de interesse histórico ou de grande beleza cênica na Inglaterra.

Data de lançamento: 2006 (1h 33min)
Direção: Chris Noonan
Elenco: Renée Zellweger, Ewan McGregor, Emily Watson
Gênero: Comédia dramática
Nacionalidade: EUA, Reino Unido
Trilha sonora: Nigel Westlake
Roteiro: Richard Maltby, Jr.

 

Abordando solidão, bloqueio criativo e amizades improváveis:

Uma Beleza Fantástica

bloqueio criativo

Bella Brown (Jessica Brown Findlay) é uma jovem insegura, solitária, perfeccionista e com mania de organização que sonha em ser escritora de livros infantis. Ela tem o emprego “ideal” – algo temporário até terminar de escrever seu livro – organizando livros em uma biblioteca, onde conhece um rapaz diferente e atrapalhado. Ele, juntamente com o vizinho de Bella e seu cozinheiro, movimentam seu dia a dia e acabam por ajudá-la a sair do bloqueio criativo, abrindo novos espaços em sua vida e possibilitando o voo rumo ao seu grande sonho de publicar um livro.

O filme tem sido considerado por alguns como uma espécie de versão inglesa de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (outro grande sopro de criatividade das telonas). É delicado, calmo e inspirador e nos coloca prontos para recomeçar a escrever.

Data de lançamento: 2017 (1h 32min)
Direção: Simon Aboud
Elenco: Jessica Brown Findlay, Andrew Scott, Jeremy Irvine
Gênero: Drama, Comédia
Nacionalidade: Reino Unido, EUA
Trilha Sonora: Anne Nikitin
Roteiro: Simon Aboud

 

Ainda falando em bloqueio criativo:

Mais Estranho que a Ficção

bloqueio criativo

Certa manhã, Harold Crick (Will Ferrell), um solitário e monótono auditor de imposto de renda, começa a ouvir todos os seus movimentos e pensamentos narrados por uma voz feminina. Assustado, pede ajuda a um professor de literatura (Dustin Hoffman) e descobre que é o protagonista de um livro com final trágico: sua morte. Seu objetivo agora é encontrar a autora e convencê-la a mudar o fim da história.

Uma comédia dramática e brilhante, Mais Estranho que a Ficção levanta uma ideia: e se nossas vidas forem uma narrativa literária? E se o autor tiver um bloqueio criativo? E se pudermos mudar o final? O filme mostra que a relação entre escritor e personagem é transformadora e profunda. Literalmente dá vida ao protagonista do livro, que pode acabar dominando a escrita e gerando dúvidas no autor em permanecer com sua ideia inicial ou sucumbir ao “controle” do personagem.

Data de lançamento: 2007 (1h 45min)
Direção: Marc Forster
Elenco: Will Ferrell, Emma Thompson, Maggie Gyllenhaal
Gêneros: Comédia , Fantasia, Romance
Nacionalidade: EUA
Trilha Sonora: Britt Daniel, Brian Reitzell
Roteiro: Zach Helm

 

O trauma como determinante para uma promissora escritora abandonar seu desejo de escrever:

A Garota do Livro

bloqueio criativo

Alice Harvey (Emily VanCamp) é a tímida e insegura assistente de um editor de livros que sonha em ser escritora. Subestimada pelo patrão e pelo pai autoritário, se vê frente a frente com um doloroso trauma de sua adolescência ao ter que trabalhar no lançamento do livro de um amigo e cliente de seu pai.

Com uma trama inquieta e angustiante, o longa mostra a ligação entre os acontecimentos dolorosos do passado e os comportamentos destrutivos da vida adulta – inclusive os bloqueios com relação à escrita – e o caminho que a aspirante a autora precisa trilhar para superá-los.

Data de lançamento: 2016 (1h 26min)
Direção: Marya Cohn
Elenco: Emily VanCamp, Michael Nyqvist, Ana Mulvoy Ten
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA
Trilha Sonora: Will Bates
Roteiro: Marya Cohn

 

Para fechar com chave de ouro, a vida de J.K. Rowling:

Magia Além das Palavras

bloqueio criativo

O filme conta a história de Joanne Kathleen Rowling e sua luta para trazer à vida um dos bruxos mais queridos do planeta: Harry Potter.

Embora seja uma biografia não autorizada e narre com rapidez as tragédias e triunfos da autora, o longa aborda sua infância ricamente imaginativa, a perda da mãe, o casamento tumultuado e as complicações de mãe solteira sem dinheiro até se tornar um fenômeno literário. É um olhar inspirador sobre superação de obstáculos e rejeições até a realização de um sonho. Mesmo diante de muita dificuldade J.K.Rowling não desistiu e desponta como um dos exemplos mais motivadores da história – para escritores ou não.

Data de lançamento: 2011 (1h 35min)
Direção: Paul A. Kaufman
Elenco: Poppy Montgomery, Emily Holmes, Antonio Cupo
Gênero: Biografia, Drama
Nacionalidade: EUA
Trilha Sonora: Jeff Toyne
Roteiro: Sean Smith

3 Comments

  1. Pingback: 6 segredos para ser mais criativo | Publicando meu livro

  2. Pingback: Livros inspirados por sonhos: O Médico e o Monstro | Publicando meu livro

  3. Pingback: Publicar-se é um ato de coragem | Publicando meu livro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *