Como a assessoria de imprensa pode ajudar a divulgar um livro

O livro está pronto! E agora? É hora de arregaçar as mangas e mostrar a cara! Afinal, que autor independente vai suar a camisa para ter um livro maravilhoso nas mãos com a intenção de deixá-lo guardado em casa, sem ninguém saber que ele existe?

Existem algumas estratégias para divulgar um livro: buscar parcerias com blogs e booktubers, criar perfis em mídias sociais, participar de grupos que possam ter interesse no tema do livro, fazer sorteios, marcar presença em feiras de livros, oferecer-se para palestras. E tem a assessoria de imprensa.

Mesmo que o autor saiba exatamente o que quer e tenha criado uma boa estratégia de comunicação, pode não sobrar tempo para executar todas essas tarefas por conta própria. E se o autor não têm a menor ideia de como e com qual veículo de mídia deve ser feita a divulgação, uma boa estratégia de assessoria de imprensa pode ser a salvação.

divulgar um livro

Conversamos com Fernanda Pancheri, diretora geral da Note! Comunicação, agência que oferece, entre outras coisas, serviços de relacionamento com a mídia, produção de conteúdo e gestão de mídias sociais. Ela explica como a assessoria de imprensa pode ajudar a divulgar um livro. Confira!

Como você vê a auto publicação de livros?

A publicação de um livro é o sonho de milhares de pessoas. Defender um conceito, contar uma história, dissertar sobre um assunto ou um ponto de vista. Seja qual for o objetivo, muitas pessoas querem produzir os próprios materiais e ver o seu livro publicado. Por outro lado, conseguir o suporte e o interesse de uma editora às vezes é até mais difícil do que escrever o conteúdo a ser publicado. Seja pelo volume de publicações recebidas diariamente, seja pelo foco de trabalho, as dificuldades são grandes e fazem parte do mercado editorial. A auto publicação de livros é a alternativa mais viável para acelerar a realização desse sonho.

Acredita que para tornar o livro conhecido – e vender – é preciso estar em grandes livrarias?

As grandes livrarias, sem dúvida, são e continuarão sendo grandes canais de vendas. No entanto, com a Internet, as compras online são cada vez mais importantes. Hoje, estar em um grande canal de vendas eletrônico pode garantir uma excelente exposição e ótimos resultados em vendas.

A assessoria de imprensa pode ajudar o autor independente?

A assessoria de imprensa é um canal de divulgação. Ela tem como função levar até os jornalistas informações e novidades que possam ser interessantes. Dependendo do tema, do foco e da relevância do livro, a assessoria pode ser um importante canal para divulgar o lançamento da publicação. Porém, é sempre importe ressaltar que o assessor de imprensa não garante inserções em mídia. As matérias dependem do interesse do jornalista no livro e no tema.

Como funciona?

A assessoria de imprensa funciona com a intermediária entre o autor e os jornalistas. O assessor precisa conhecer o autor e o livro a ser publicado e definir uma estratégia de comunicação. Pode ser produzido um press release sobre o livro e o lançamento, assim como um mini perfil do autor. Esse texto é sugerido e divulgado para os jornalistas selecionados como prioritários. De acordo com o conteúdo e o background do autor, podem ser sugeridas entrevistas sobre o tema com o autor.

Os jornalistas contatados podem, ou não, ter interesse no assunto. Caso se interessem, será agendada uma entrevista com o autor. Muitas vezes, os jornalistas gostam e pedem para receber um exemplar do livro – eles querem ler o conteúdo para escrever suas críticas. Nesse caso, também podem vir críticas positivas e negativas, afinal o jornalista irá publicar a própria opinião sobre o conteúdo.

Também há muitos casos que jornalistas, em sites e portais, publicam o release produzido pela própria assessoria. Outros casos, o lançamento é incluído na agenda de eventos e o livro pode fazer parte de colunas de indicação de livros, muito comuns em vários meios de comunicação.

Além do contato com a mídia, como uma empresa de comunicação pode ajudar a divulgar um livro?

Uma área que tem crescido muito e que pode ajudar bastante o autor independente no processo de divulgação dos seus livros são as redes sociais. Hoje, todos têm voz e espaço para publicar o que acham e o que pensam. Em redes, blogs ou canais de vídeo, o autor pode apresentar o próprio livro e promovê-lo. Nesse caso, uma agência de comunicação pode ajudá-lo a planejar e cuidar da imagem da melhor forma.

Gostou das informações? Sobrou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *