Como publicar um livro com financiamento coletivo

Pensa em escrever um livro? Tem um na gaveta e quer publicá-lo? Antes de bater à porta das grandes editoras com o original debaixo do braço, saiba que existem hoje muitas outras opções para autores em busca da publicação. Uma que está dando muito certo – principalmente para quem tem pouco dinheiro e quer publicar de forma independente – é confiar no poder do coletivo.

O financiamento coletivo (ou crowdfunding) se transformou em uma das principais ferramentas para conectar escritores com seu público e transformar manuscritos em primeiras edições. Nunca ouviu falar? Funciona assim: você divulga seu livro em uma das várias plataformas de financiamento que existem (veja uma lista delas no final do post) e pede colaborações em dinheiro para a realização do projeto. Os recursos podem servir para a edição e impressão, pesquisa ou até para a festa de lançamento – você decide. Começada a campanha de arrecadação, é se esforçar ao máximo para divulgar o projeto e conseguir apoiadores, sejam familiares, amigos ou desconhecidos que acreditam no potencial do livro. Um dos principais atrativos nessas campanhas é a pré-venda da obra: as pessoas dão a contribuição agora e recebem o livro por correio quando ele estiver pronto. Podem existir outras recompensas, como convites para a festa de lançamento ou palestras sobre o livro em escolas.

Pareceu uma boa ideia? Acha que pode ser um bom caminho? Então prepare-se, pois não é fácil! Não são todas as campanhas de financiamento coletivo que conseguem alcançar a meta. É preciso ter um bom projeto, planejar bem o orçamento e dar tudo de si para a divulgação. Boa sorte!

Dicas para uma campanha de sucesso de financiamento coletivo

financiamento coletivo

1. Conheça seu público: pense em seus potenciais apoiadores. Descontando família e amigos, que tipo de pessoa teria interesse em financiar seu livro? Você tem contato com esse público? Grupos de Facebook temáticos são muito úteis para se aproximar de potenciais apoiadores e divulgar seu projeto nos círculos certos. Saiba com quem contar e onde buscar apoios antes mesmo de começar a campanha.

2. Tenha um orçamento realista e transparente: faça bem a pesquisa e os cálculos de exatamente quanto irá precisar e explique na campanha de forma simples como o dinheiro será usado (podemos te ajudar nisso). As pessoas precisam confiar em você antes de dar seu apoio; um orçamento transparente e bem planejado mostra que você leva o projeto a sério e que conseguirá concretizá-lo depois de atingir a meta.

3. Capriche no vídeo de apresentação: a maioria das plataformas de financiamento coletivo oferece espaço para um vídeo curto de apresentação do projeto. Essa é uma das ferramentas mais importantes para o sucesso da campanha! Peça ajuda para amigos ou familiares que entendam de audiovisual e faça um vídeo compacto (três a quatro minutos está ótimo), que explique bem seu projeto. Evite monólogos tediosos e use imagens, música e uma boa edição para deixar a coisa interessante. Lembre-se de deixar claro porque o livro é importante não só para você, mas para seu público. O que você tem que os outros não tem?

4. Divulgue, mas sem exageros: é preciso muitas horas de dedicação na divulgação da campanha para atingir a meta. Amigos e grupos do Facebook e WhatsApp, listas de e-mail, família, colegas de trabalho, de escola, de academia, o que for: todos precisam ficar sabendo (e serem lembrados de vez em quando) que você está com a campanha rolando e que precisa de colaborações. Mas é uma linha tênue entre divulgar a campanha e ser o chato do Facebook. Muitas vezes, se a pessoa não pode colaborar com dinheiro, pode ajudar na divulgação compartilhando o link da campanha para seus amigos.

5. Ofereça recompensas criativas: oferecer a pré-venda do livro é apenas o começo. Pense em recompensas que você desejaria: pode ser uma edição especial autografada, um capítulo extra enviado apenas para os apoiadores da campanha, uma palestra ou doação de X exemplares para escolas públicas da escolha do apoiador… o céu é o limite! Mas claro, sempre tenha certeza de que pode entregar tudo que oferecer como recompensa – cai muito mal prometer e não cumprir.

Conheça os principais sites de financiamento coletivo no Brasil

Catarse
Kickante
Vakinha
Benfeitoria
Juntos.com.vc
Kickstarter
financiamento coletivo

One Comment

  1. Pingback: Financiamento coletivo viabilizando sonhos | Publicando meu livro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *